ACD - Escala Pessoal de Resultados - Escala de Qualidade de Vida (Sessão A) turma A Lisboa

Destinatários

Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e técnicos superiores

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e técnicos superiores. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Promover o debate em torno da necessidade de mobilizar toda a comunidade educativa para a implementação da Educação Inclusiva, assente no quadro concetual da Qualidade de Vida; - Refletir sobre estratégias que respondam à diversidade e pluralidade dos alunos/adultos, contribuindo para a mudança ao nível dos procedimentos que respeitam a independência (desenvolvimento pessoal, autodeterminação), a participação social (relações interpessoais, inclusão social, direitos) e o bem-estar (emocional, físico, material); - Capacitar os docentes para maximizar a participação ativa dos alunos/adultos e das famílias, com base no respeito pelas suas expetativas e cumprimento dos seus direitos, através da avaliação da Qualidade de Vida.

Conteúdos

Enquadramento teórico e concetual: Direitos e Qualidade de Vida; Apoios promotores da Qualidade de Vida; Conceito(s) de Qualidade de Vida; Modelo(s) de operacionalização da Qualidade de Vida. Apresentação dos procedimentos gerais de aplicação da Escala Pessoal de Resultados (versão para crianças/jovens e versão para adultos). Aplicação sumária da Escala Pessoal de Resultados- familiarização com a técnica de entrevista e os itens da escala.

Metodologias

Serão desenvolvidas abordagens teóricas referentes aos conteúdos, com recurso a material atual, promovendo-se a consulta, reflexão e debate em torno das temáticas. Será privilegiado o trabalho prático e a pesquisa autónoma orientada na exploração inicial dos itens da escala.

Observações

SÓ PARA JÁ INSCRITOS NA FORMAÇÃO EPR

Formador

Maria Cristina Marques Ferreira Simões

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-04-2025 (Segunda-feira) 09:30 - 17:30 8:00 Presencial
Início: 28-04-2025
Fim: 28-04-2025
Acreditação: ACD EPR QV_A
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: SCM - Centro Condessa de Rilvas, Rua da Beneficência, 9