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NECESSIDADES EDUCATIVAS NA ESCOLA - Colaborar para Incluir turma CMC - A

Apresentação

De acordo com os dados publicados, 10,9% da população total residente (com 5 ou mais anos) em Portugal, isto é, 1,1 milhões de pessoas, tem pelo menos uma incapacidade num dos seguintes domínios universais de funcionalidade: visão, audição, mobilidade, cognição/memória, realização de cuidados pessoais, comunicação. No entanto, importa referir, que Portugal é considerado uma referência em educação inclusiva, com 98,5% dos alunos com deficiência matriculados em escolas regulares. Porque a Inclusão efetiva passa por todos, é fulcral a informação, formação e sensibilização a todos os agentes da comunidade educativa para que cada um, no desempenho das suas funções, saiba responder às necessidades específicas de quem apresenta necessidades educativas, em boa Equidade e Inclusão, na qualidade de Direito. Emerge de forma relevante a necessidade de formação para Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos que trabalham com as crianças e alunos nas comunidades educativas.

Destinatários

Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos

Objetivos

Conhecer o conceito de Inclusão; • Conhecer a legislação vigente; • Ser capaz de acolher as famílias de crianças e jovens com necessidades educativas; • Conhecer as necessidades educativas em crianças jovens em idade escolar; • Ser capaz de implementar iniciativas eficazes de Inclusão na Comunidade Escolar.

Conteúdos

1.ENQUADRAMENTO • Evolução do conceito de Inclusão; • Legislação vigente. 2.CAPACITAR • Acolhimento a famílias de contextos vulneráveis: crianças com necessidades educativas, oriundas de outros países, socialmente desfavorecidas, diferentes estruturas familiares; • Situações individuais de crianças e jovens com medidas seletivas e/ou adicionais. 3.CARACTERIZAR AS NECESSIDADES EDUCATIVAS • Deficiência intelectual; • Multideficiência; • Perturbação de Hiperatividade com ou sem Défice de Atenção; • Perturbação mental; • Perturbação do Espectro do Autismo; • Aspetos neuropsicológicos; 4.INTERVIR • Desafios da inclusão de crianças e jovens com necessidades educativas: Sala de Aula - Educação Pré Escolar, Ensino Básico, Recreio, Unidade de Apoio à Multideficiência, Unidade de Ensino Estruturado; • Prevenção e gestão dos comportamentos disruptivos.

Metodologias

Presencial: Método expositivo com apoio de conteúdos audiovisuais; Método Ativo, com a utilização de Brainstorming e Role-Playing.

Avaliação

A formação tem carácter presencial e supõe a frequência obrigatória em dois terços do número de horas de duração da ação.

Modelo

participação nas atividades propostas.

Bibliografia

Indicadores sobre a Deficiência e Incapacidade. Contributo para a ENIPD 2021-2025. Gabinete de Estratégia e Planeamento. Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Anexo(s)

Formador

Filipa Alexandra Brito dos Santos

Início: 13-11-2025
Fim: 14-11-2025
Acreditação: Jornada de Formação AO-AT
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 12 h
Local: Escola Secundária São João do Estoril